
Teste do pezinho: o que é e por que todo bebê deve fazer?
Saiba mais sobre o exame que detecta precocemente doenças genéticas e metabólicas.

Quando um bebê nasce, além de todo o cuidado e carinho que envolvem os primeiros dias de vida, alguns exames são fundamentais para garantir sua saúde a longo prazo. Um dos mais importantes é o teste do pezinho: simples, rápido e essencial. Mas você sabe para que ele serve e por que é obrigatório?
Neste post, vamos explicar como o exame é feito, quais doenças pode detectar e por que é tão importante realizá-lo nos primeiros dias de vida do bebê. Acompanhe.
Pré-natal: o que é e onde fazer exames?
Quais cuidados as mamães devem tomar durante a gravidez?
Teste do pezinho: o que é e como é feito?
O teste do pezinho é um exame laboratorial realizado a partir de algumas gotinhas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido. Essa coleta costuma ser feita entre o terceiro e o quinta dia de vida do bebê, período ideal para garantir resultados precisos e o início precoce de tratamentos, caso necessário.
O sangue é depositado em um papel especial e enviado a um laboratório especializado para análise. O procedimento é rápido, praticamente indolor e realizado por profissionais de saúde capacitados.
Quais doenças o exame ajuda a detectar?
A versão ampliada do teste do pezinho ajuda a detectar precocemente várias doenças genéticas e metabólicas. Conheça algumas delas:
- Galactosemia (doença que afeta o modo como o corpo processa a galactose, um tipo de açúcar presente no leite e seus derivados);
- Toxoplasmose congênita;
- Sífilis congênita;
- Rubéola congênita;
- Citomegalovirose congênita;
- Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase – G6PD (condição hereditária que leva à destruição prematura dos glóbulos vermelhos, causando anemia hemolítica);
- Leucinose (doença causada pela incapacidade do corpo metabolizar aminoácidos como leucina, isoleucina e valina, que se acumulam no sangue e podem causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso);
- Homocistinúria (doença que afeta o metabolismo do aminoácido metionina, levando ao acúmulo de homocisteína no sangue e causando problemas neurológicos, musculares e esqueléticos);
- Distúrbios do ciclo da ureia.
Valores de referência nos exames: aprenda a interpretá-los para evitar sustos
Onde fazer o teste do pezinho?
Vale mencionar que o teste do pezinho oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) detecta um conjunto limitado de doenças. Já os laboratórios particulares oferecem versões ampliadas do exame, capazes de identificar uma quantidade maior de enfermidades.
Referência em qualidade nos serviços de análises clínicas no Vale do Taquari, o Laboratório Univates oferece diferentes versões do teste do pezinho. Além da versão básica, os testes Ampliado, Plus, Expandido e Master são oferecidos com alto padrão de segurança, precisão e cuidado especializado. A equipe presta um atendimento humanizado em um ambiente moderno e tecnológico, assegurando que o bebê seja acolhido com conforto e que o exame seja feito de forma rápida e eficaz.
Agende o exame na unidade mais próxima de você. Se já for cliente, clique aqui para saber mais sobre o serviço de coleta domiciliar. Também é possível entrar em contato com o Laboratório Univates pelo WhatsApp. Ficaremos felizes em ajudar a garantir uma vida saudável para o seu bebê!
Por: Lais Pontin Matos, em colaboração com Laboratório Univates
Mais

13/08/2025
Como cuidar da saúde do coração?
Confira dicas que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

15/07/2025
Pré-natal: o que é e onde fazer exames?
Entenda a importância do acompanhamento médico para ter uma gravidez tranquila.

25/06/2025
Como aproveitar o inverno com saúde?
Confira dicas para manter o bem-estar nos meses mais frios do ano.